Saiba Mais Sobre Amostragem de minério
- Categoria: Aplicações por Indústrias
Como é realizado o processo de amostragem de minério? Para analisar a polpa (quanto à densidade e grau de viscosidade), minério e concentração, utiliza-se um método como a amostragem. Com ela, é possível descobrir a composição do produto (mineralógica, química, etc.), seu estado e características. O processo consiste nas seguintes etapas: primeiro,...
Descrição
Como é realizado o processo de amostragem de minério?
Para analisar a polpa (quanto à densidade e grau de viscosidade), minério e concentração, utiliza-se um método como a amostragem. Com ela, é possível descobrir a composição do produto (mineralógica, química, etc.), seu estado e características.
O processo consiste nas seguintes etapas: primeiro, as amostras são coletadas, depois são processadas e, então, são preparadas para uma análise detalhada de sua composição.
Para realizar o procedimento corretamente, é importante que a amostra seja representativa. Isso significa que a parte do material selecionada para análise deve expressar com precisão a composição de toda a massa.
O processo de enriquecimento depende do processo de amostragem. Se você realizar todos os cálculos corretamente, poderá determinar a qualidade dos materiais testados e finais, bem como calcular corretamente todos os indicadores tecnológicos.
Testes são necessários para descobrir tudo o que for possível sobre o material de origem. Há duas maneiras de obter informações valiosas. A primeira é definir as propriedades da matriz original. O segundo método é determinar uma pequena parte da massa para distribuir as propriedades resultantes por toda a massa.
Existem vários tipos de testes. A classificação depende da finalidade do procedimento, ou seja, de como os resultados obtidos na análise serão utilizados.
Distinguem-se os seguintes tipos:
- É realizado para verificar o minério armazenado ou que chega à empresa. Ao elaborar um balanço de mercadorias, este procedimento desempenha um papel fundamental.;
- Há equilíbrio e operacionalidade. Esta última facilita o processo de enriquecimento..
A análise de commodities permite a análise dos produtos iniciais e finais para fins de contabilização do período estabelecido para o controle (por exemplo, um mês). No caso de testes de balanceamento, utiliza-se um intervalo menor. Geralmente, é igual à duração de um turno. Quanto ao tipo operacional do procedimento, o processo envolve amostras de concentrados ao longo de um período que depende da duração de sua preparação e análise. O tempo pode variar de um quarto de hora a duas horas.
A amostragem permite obter informações sobre a composição do produto e o estado do processo diretamente no momento da amostragem. O procedimento em si é realizado estritamente de acordo com o esquema estabelecido.
A amostragem é classificada de acordo com mais uma característica: a frequência de amostragem. O procedimento é realizado de forma sistemática ou periódica.
Testes periódicos permitem controlar a composição granulométrica dos materiais: areia, descarga de hidrociclones e moinhos, minério. O procedimento permite determinar a carga de circulação.
Testes sistemáticos permitem que você se familiarize com os seguintes indicadores:
- O grau de densidade do minério;
- Concentração de álcali na polpa;
- O teor de umidade do minério utilizado no processo de produção;
- O grau de desidratação dos produtos de enriquecimento;
- A presença de metais no minério em resíduos e produtos de enriquecimento;
- Concentração e consumo de reagentes;
- Densidade de concentração do produto de enriquecimento;
- Composição do espessante drenante..
Caso seja necessário testar o TP para calcular os esquemas água-lodo e qualitativo-quantitativo, o procedimento deve ser realizado periodicamente. Na maioria das vezes, de acordo com um cronograma pré-determinado. O procedimento também pode ser realizado se o esquema tecnológico ou o regime de reagentes mudarem.
Convencionalmente, o processo de teste é dividido em duas etapas:
- Amostras pontuais são selecionadas;
- Uma amostra combinada é compilada a partir deles;
- Uma amostra de laboratório é compilada..
Para entender o processo de teste, é importante entender a terminologia. Uma amostra pontual é entendida como uma parte do corpo de origem, que é amostrada durante um corte do amostrador. Amostras pontuais são componentes de uma amostra combinada, que é formada ao longo de um determinado período, e uma amostra combinada é uma amostra de laboratório, que é usada diretamente durante a análise. Um teste desse tipo pode ser mensal, por turno ou por hora.
A amostra deve ser coletada corretamente. O principal é que ela reflita bem as propriedades e a composição do material de origem. Essa qualidade da amostra é chamada de representatividade. Por isso é tão importante determinar corretamente a massa da amostra e decidir qual método de processamento será utilizado.
Os seguintes fatores influenciam o peso:
- Propriedades físicas e químicas do produto;
- Dimensões de uma peça de material;
- A necessidade de precisão na pesquisa conduzida..
O efeito do tamanho na massa do material pode ser expresso usando a fórmula de Chechotte:
Q = kd 2 , kg,
onde k é um coeficiente que depende do teor de metal no material de origem, sua homogeneidade e valor, e d é o tamanho da peça máxima de material selecionada para teste.
A Tabela 1 mostra como a homogeneidade afeta o coeficiente k :
Tabela 1. Valores do coeficiente k.
| Categoria de homogeneidade | Minério | Metais não ferrosos e raros | Metais nobres | Ferro |
|---|---|---|---|---|
| Muito homogêneo | 0,05 | 0,2 | — | — |
| Homogêneo | 0,1 | 0,2 | 0,025 | |
| Moderadamente homogêneo | 0,15 | 0,4 | 0,05 | |
| Heterogêneo | 0,2 | 0,8...1 | 0,1 |
Para determinar os métodos e meios de realização da pesquisa, é necessário atentar para indicadores como a finalidade do teste, as condições para sua realização e as propriedades do material. Se o produto a ser testado estiver em movimento, os amostradores mecânicos são os mais utilizados para o teste. As amostras de precisão coletadas no receptor do dispositivo, produzidas pelo corte do produto através do cruzamento de todo o jato em um intervalo de tempo definido, formam uma amostra combinada. Para testar o fluxo de polpa, devem ser utilizados amostradores que se caracterizem por métodos de cruzamento de fluxo transversal ou longitudinal. Tais dispositivos garantem o corte uniforme do material de todo o fluxo, ou seja, em intervalos de tempo iguais.
A massa da amostra combinada em relação à massa do material inicial é igual a:
- Para resíduos de enriquecimento – de 0,0004 a 0,006%;
- Para minério — de 0,001 a 0,025%;
- Para produtos de enriquecimento – de 0,002 a 0,2%..
O peso da amostra de um produto comercial está na faixa de 0,001-0,00001%.
O processamento de amostras combinadas é realizado de acordo com os seguintes esquemas:

O beneficiamento é um procedimento de várias etapas. Primeiro, é necessário britar e moer o material do minério. Para isso, são utilizados um moinho e um britador. Uma condição importante: o corte e a mistura devem ser realizados simultaneamente e de acordo com as dimensões do material. Em outras palavras, a amostra primária é transformada na amostra final, mas, ao mesmo tempo, sua representatividade é preservada. O objetivo do procedimento é misturar a amostra antes da redução. Isso permite que o material seja calculado em tamanho e composição.
Existem várias maneiras de misturar amostras. Se os materiais de minério forem maiores que 100 mm e seu peso exceder 100 kg, o método de cone e anel é usado. Se a massa exceder 25 kg e não houver corpos grandes, a laminação será suficiente. No caso de amostras finamente britadas, o procedimento é realizado usando uma peneira com furos de um determinado tamanho. Eles devem ser 3 vezes maiores que os pedaços maiores. A mistura mecânica envolve o uso de moinhos e misturadores.
O processo de mistura é seguido pela redução. O procedimento de execução depende das dimensões e da quantidade de material. A redução é feita manualmente, de duas maneiras. A primeira é o método do cone seguido pela trituração em quatro partes. A segunda é a trituração em quatro partes e a escavação. Se for necessário reduzir material britado ou um corpo com menos de 25 mm, são utilizados redutores mecânicos ou dispositivos ranhurados.
Para coletar amostras de materiais finamente moídos, é necessário recorrer à esquadrejamento. Um método é utilizado para determinar a composição química do minério. Os corpos britados são testados usando unidades de amostragem e redução equipadas com redutores, moinhos e britadores. As amostras de polpa são processadas em várias etapas. Antes disso, elas precisam ser desidratadas e secas. A temperatura deve estar entre 105 e 100 °C.
Para controlar o processo de produção em uma empresa o mais rápido possível, é necessário automatizar todas as etapas do procedimento. Utilizando dispositivos especiais, é possível selecionar, entregar e preparar amostras para pesquisa rapidamente, bem como realizar análises detalhadas. Informações valiosas sobre o processo podem ser obtidas utilizando analisadores automáticos. Eles expandiram significativamente as capacidades do processo. No entanto, sua implementação às vezes é problemática devido a algumas dificuldades de natureza metodológica. Isso pode ser devido à falta de recursos para a aquisição de sistemas de controle modernos, à grande variedade de propriedades dos meios selecionados para controle, etc.
O surgimento de problemas teóricos está associado às características do tipo mais complexo de controle — o analítico. Sua complexidade também determina as dificuldades associadas ao desenvolvimento de seus principais aspectos em todas as etapas do processo de pesquisa. Quanto às dificuldades técnicas, o principal problema aqui é a falta de meios técnicos. Isso é especialmente comum nas fases iniciais do processo, quando amostras precisam ser coletadas, transportadas e preparadas. Também desempenha um papel o fato de que nem toda a tecnologia computacional e analítica é confiável, o que é necessário para a conclusão bem-sucedida da tarefa.