Saiba Mais Sobre Monitor de Ar Contínuo (Alfa / Beta)
Dados técnicos O Monitor de Ar Contínuo, Tipo: NXG_CAM4_AB, fabricado pela Nucleonix Systems, é um sistema de monitoramento contínuo de ar baseado em cintilador duplo, projetado com eletrônica de última geração e utilizado principalmente para verificar simultaneamente a atividade Alfa e Beta presente na forma de partículas suspensas no ar. É...
Descrição
Downloads
Dados técnicos
O Monitor de Ar Contínuo, Tipo: NXG_CAM4_AB, fabricado pela Nucleonix Systems, é um sistema de monitoramento contínuo de ar baseado em cintilador duplo, projetado com eletrônica de última geração e utilizado principalmente para verificar simultaneamente a atividade Alfa e Beta presente na forma de partículas suspensas no ar. É essencial monitorar a qualidade do ar dentro e ao redor de usinas radioquímicas, usinas de reprocessamento em cenários de desastre e outros locais estratégicos.
Ele possui essencialmente um sistema de sucção de ar composto por uma bomba de sucção, um rotâmetro ou medidor de vazão digital para medir a vazão de ar, uma câmara de sucção com dispositivo para reter partículas de poeira em suspensão no papel de filtro. Um conjunto detector baseado em cintilador duplo, voltado para o papel de filtro, conta a atividade de partículas Alfa e Beta simultaneamente em CPM/CPS/Bq de forma contínua.
O conjunto detector amostrador de ar consiste em um suporte de filtro de 60 mm de diâmetro, uma câmara de sucção com entrada e saída de ar e um invólucro do detector fabricado em aço inoxidável. O detector Alfa-Beta consiste em um cintilador de ZnS(Ag) depositado em um cintilador plástico de 50 mm de diâmetro, acoplado a um PMT compatível com pré-amplificador. A eficiência do detector alcançada para Alfa é de cerca de 25% com Am241 e para Beta é de cerca de 25% com Sr90/Y90, e a eficiência de coleta obtida é superior a 97% com este projeto. O projeto das câmaras de sucção facilita a substituição periódica do papel de filtro pelo usuário, conforme a necessidade.
Módulo eletrônico: Isto indicará, a atividade da amostra de ar depositada no papel de filtro em termos de CPM/ CPS/ Bq. Outros subsistemas eletrônicos integrados incluem módulo HV, SMPS, placa controladora, filtros EMI/EMC, circuito de loop de corrente, relé e circuito de driver de relé, etc. O painel frontal tem display TFT com tela sensível ao toque, indicação de alarmes no display TFT, campainha de áudio, etc. O gabinete tem conectores para conexão à sonda de cintilação, conector de E/S de 17 pinos, soquetes de teste, conector Ethernet, interruptor de rede CA, porta-fusível, etc. Este módulo fornecerá aviso de alarme visual e sonoro quando a atividade exceder o nível predefinido. Este sistema fornece saída de loop de corrente; saída de relé no conector de E/S de 17 pinos. A porta Ethernet facilita a conexão ao NXG_RadGrid / SCADA para comunicação de dados para visualização de parâmetros CAM.
Características
- Projeto eletrônico de última geração usando SBC, controladores com código embarcado, I2C, dispositivos baseados em barramento SPI tornam o equipamento compacto e altamente confiável.;
- A eficiência de coleta para montagem do amostrador de ar é melhor que 97%.;
- 5? O visor TFT colorido é usado para exibir o status da taxa de contagem e outras informações.;
- A interface de usuário da tela sensível ao toque é fornecida para configuração do instrumento.;
- Porta Ethernet integrada para monitoramento e diagnóstico remotos.;
- Saída de loop de corrente de 4-20 mA para faixa de escala completa de cada canal.;
- A indicação da taxa de contagem é fornecida no visor TFT.;
- Utiliza bomba importada da Gast Inc, marca EUA.;
- Projetado usando cintilador ZnS(Ag) para proporcionar boas eficiências Alfa.;
- Eficiência alfa: > 25% com AM241 calibrado.;
- Eficiência beta: > 25% com Sr90 / Y90.;
- Medidor de vazão para indicar a vazão..
Opção (A): Medidor de vazão digital
Opção (B): Rotâmetro
Especificações
A unidade eletrônica é composta por fonte de alimentação de baixa tensão, fonte de alta tensão, pré-amplificador e amplificador, medidor de taxa de contagem e módulo de geração de alarme. A unidade eletrônica e os conjuntos de detectores são montados dentro de um único carrinho de chão.
Montagem do detector de amostrador de ar:
O conjunto do amostrador de ar e detector para alfa consiste em um suporte de filtro de 60 mm de diâmetro, uma câmara de sucção com dois bicos (entrada e saída de ar) de tamanho ?? serrilhados e um invólucro do detector.
Os amostradores de ar são fabricados com aço inoxidável SS 304L. O amostrador de ar é projetado e fabricado para atingir uma eficiência de coleta de partículas superior a 97% para partículas de ar de até 0,3 mícron em papel de filtro de vidro.
O conjunto detector baseado em cintilador duplo mede simultaneamente a atividade alfa e beta presentes em uma determinada amostra separadamente. Ele utiliza um cintilador de ZnS(Ag) depositado em material plástico de cintilação e acoplado a um PMT de 2 μM. Para minimizar o fundo gama, foi fornecida uma blindagem adequada com colar/braçadeira de chumbo.
Desempenho com fonte alfa: Eficiência para alfa (garantida): com fonte padrão Am241 calibrada > 25%.
Fonte padrão usada: Eckert e Ziegler fazem fonte de referência de área ampla beta de atividade de 1,13 KBq.
DESEMPENHO COM FONTE BETA: Eficiência para beta (garantida): com fonte padrão Sr90 / Y90 calibrada > 25%.
Fonte padrão usada: Eckert e Ziegler fazem fonte de referência alfa de atividade 1.020 KBq.
Conjunto bomba de vácuo-motor:
| Parâmetro | Especificação |
|---|---|
| Deslocamento de ar livre | 150 litros/min |
| Vácuo final | 200 mm Abs (22” Hg) |
| Pressão | 1,4 kg/cm² (20 libras) |
| Obrigação | Contínuo |
| Motor elétrico | ? HP, 1440 RPM, 230 V CA, com caixa de engrenagens, partida por capacitor, estrutura monofásica TEFC B-56, isolamento Classe “B”, serviço contínuo |
| Palhetas | Grafite especial autolubrificante, grau H17 |
| Rolamentos | Rolamentos de esferas selados |
| Montagens | Bomba e motor montados em base comum |
| Transmissão | Correia em “V” e polia, com proteção de correia |
| Entrada/saída de ar | ? bicos serrilhados |
| Vibração | Almofada antivibração adequada |
| Resfriamento | Refrigerado a ar, ruído < 50 dB a 1 metro |
| Alarme de falha da bomba | Indicação no instrumento e console remoto |
| Fabricante | Gast Inc, EUA |
Medidor de taxa de contagem:
As medições da taxa de contagem são realizadas pela unidade de aquisição de dados a partir do tipo de radiação correspondente detectado pelo detector cintilador de ZnS (Ag). As características importantes do medidor de taxa de contagem estão listadas abaixo.
| Parâmetro | Especificação |
|---|---|
| Unidade | CPM / CPS / Bq |
| Intervalos | 0 – 50.000 CPM, 0 – 2.000 CPS, 0 – 50.000 Bq (com seleção de unidade e ajuste de alcance) |
| Constante de tempo | Automática, de 60 a 1 segundo, inversamente proporcional à taxa de contagem |
| Display | Visor TFT colorido para exibição da taxa de contagem, status do hardware e alarmes predefinidos |
| Atualização de exibição (inicial) | Primeira leitura exibida em 12 segundos após ligar |
| Modo normal (lento) | Tempo de resposta entre 60 e 12 segundos, conforme nível de radiação |
| Detecção abrupta | Atualiza leitura em 1 segundo e retorna ao modo normal |
| Sobrecarga | Indicação no visor como “OL” quando acima de 200% da escala |
| Acima do alcance | Exibe “OFl” se a medição ultrapassar 200% da faixa |
| Saída do registrador | 4 a 20 mA, carga de até 600 ohms |
| Estabilidade da saída | a) Não linearidade: Máx. 0,025% do span b) Corrente de offset (4 mA): Máx. 0,0005% do span/°C c) Erro de span (20 mA): Máx. 0,005% do span/°C |
| Precisão | ± 5% da escala completa |
| Precisão de calibração | ± 5% em toda a faixa |
Instalações de teste:
O painel traseiro fornecerá um sinal de gerador de pulsos adequado para testes simultâneos do medidor de taxa de contagem. Além disso, será fornecido um modo de teste de pulso por meio de software para verificação do medidor de taxa de contagem.
Sistema de alarme audiovisual:
O instrumento indica o status do alarme no visor TFT para condições ativas e normais. Serão fornecidos dois conjuntos de relés de alarme.
Faixa de alarme: 1CPS/CPM/Bq até leitura de escala completa
Configuração de alarme: A configuração do nível de alarme deve ser realizada através da porta serial RS-485 com configurador portátil/PC com proteção por senha.
Indicação de alarme:
a) Exibição de janela grande com área piscante vermelha no visor TFT.
b) Tom de áudio alto (tons de frequência única/dupla).
c) LED de torre tricolor para indicação de condições de alarme e falhas.
Esquema de anunciação de alarme
Conforme tabulado abaixo;
Controles de instrumentos:
a) Interruptor de confirmação para silenciar o áudio
b) Interruptor de reset para resetar a indicação de alarme e o relé de alarme.
c) Interruptor liga/desliga com indicação de energia ligada
Indicação de falha do instrumento:
a) Falha EHT: Alarme visual com indicação de LED vermelho piscando e mensagem “EHT” no visor
b) Falha do detector: Alarme visual com LED vermelho piscando e mensagem “d-FL” no visor.
Console remoto/externo:
a) 4 – 20 mA linear proporcional à saída do display em escala real. A corrente de saída será capaz de alimentar uma carga de 600 ohms. O circuito de saída será capaz de alimentar 200 metros de fios de par trançado.
b) Dois conjuntos de contatos livres de potencial do relé de alarme (reversão). Corrente nominal do contato: 3 A a 250 VCA. O relé será energizado em condições normais e desenergizado em condições de alarme.
c) Reconhecimento remoto de alarme e sinais de reinicialização para os instrumentos de campo.
d) Indicação de condição de falha do instrumento (falha no detector, fornecimento de EHT e LV), acima da faixa e
e) Condições de sobrecarga por upscale de 4-20 mA. (22,5 mA).
f) Todos esses sinais serão terminados em soquetes de 17 pinos (Allied Connectors). O plugue de acoplamento correspondente com cabo de 5 metros será fornecido com o monitor.
Interface do computador:
O monitor deve ter uma porta Ethernet de 10/100 Mbps para interface com um Windows remoto. Os recursos suportados pela porta Ethernet são apresentados abaixo.
O PC e o monitor operarão em uma configuração cliente-servidor e o protocolo de software será MODBUS/TCP.
O PC, como host, emitirá comandos e enviará consultas. O monitor executará diversas funções em resposta às consultas.
O firmware do monitor deve ser capaz de enviar/receber dados do instrumento de/para o PC host sob demanda.
Autodiagnóstico:
O monitor possui autodiagnóstico integrado. Ao ser ligado, ele realiza testes para garantir que todos os componentes e subsistemas estejam funcionando corretamente. Ele verifica a fonte de alimentação, a fonte de alta tensão, o detector, os circuitos de contagem e medição, os sistemas de alarme e os sistemas de exibição.
O firmware foi projetado para alta confiabilidade e disponibilidade.
Pontos de teste são fornecidos para verificar a tensão EHT e para conectar sinais de pulso de entrada externos.
Potência de entrada:
Alimentação monofásica de 230 VCA /-10%, 50 Hz. A indicação de energia ligada/desligada será fornecida por um LED indicador. Supressor de picos e filtro de linha são fornecidos.
Ambiente:
O instrumento foi projetado para suportar temperaturas de até 500 C e umidade relativa de até 90% em áreas de radiação.
Conformidade ambiental:
Conforme IS 9000 Parte III e IV
Conformidade EMI/EMC:
Conforme IEC 61000 / ANSI N42.17.