Saiba Mais Sobre Leitor de pesquisa TL
- Categoria: Instrumentação TL/OSL
Dados técnicos Sistema integral baseado em microcontrolador e funciona como um leitor TL controlado por PC.; Porta USB integrada facilita a conexão ao PC; As taxas de aquecimento são de 1°C/seg a 40°C/seg.; Temperatura máxima definida 500°C.; Perfil de aquecimento: Linear, aquecimento de platô (Um/Dois/Três).; Plotagem de curva de brilho on-line, salvamento, área sob a curva...
Descrição
Downloads
Dados técnicos
- Sistema integral baseado em microcontrolador e funciona como um leitor TL controlado por PC.;
- Porta USB integrada facilita a conexão ao PC;
- As taxas de aquecimento são de 1°C/seg a 40°C/seg.;
- Temperatura máxima definida 500°C.;
- Perfil de aquecimento: Linear, aquecimento de platô (Um/Dois/Três).;
- Plotagem de curva de brilho on-line, salvamento, área sob a curva (ROI), dados brutos para processamento, subtrações automáticas de BG sobrepostas de curvas de brilho.
O Leitor de Termoluminescência Tipo TL1009, projetado e oferecido pela NUCLEONIX SYSTEMS, é uma unidade versátil baseada em controlador, que permite ao usuário submeter a amostra de termoluminescência em estudo ao perfil de aquecimento desejado, para registrar a curva de brilho digitalizada. Esta unidade armazena o valor integral e a curva de brilho digitalizada na memória EEPROM.
Esta unidade registra os dados em 150 canais, incluindo valores de temperatura, intensidade de TL e tempo de execução. Toda a eletrônica, incluindo PMT, polarização de alta tensão, circuito controlador de temperatura, tira de aquecimento do transformador de aquecimento, conjunto de gaveta de amostras e eletrônica de aquisição de dados, está integrada em um único gabinete.
A interface do usuário da unidade é feita por meio de uma interface gráfica de usuário (GUI) poderosa, codificada em frameworks .NET e executada na plataforma Windows. Este sistema funciona essencialmente como um leitor de TLD controlado por PC, com botões de comando e menus suspensos definidos para diversas funções.
A porta USB integrada na unidade facilita a conexão do usuário a um PC para interface gráfica (GUI) e a obtenção de funcionalidade completa. Este sistema é fornecido com um espectrômetro CCD opcional como acessório adicional, que permite registrar a intensidade TL em função do comprimento de onda da amostra em estudo.
Especificações de hardware
Carcaça PMT e conjunto de aquecimento de amostra TL:
Esta unidade utiliza um tubo fotomultiplicador de baixa corrente escura, geralmente fabricado em Hamamatsu/ET. No entanto, a montagem facilita a instalação de outros tubos fotomultiplicadores, mesmo com a modificação adequada na fiação do soquete PMT. O invólucro cilíndrico que contém o fotomultiplicador é encaixado em um bloco de gavetas de base retangular que contém um conjunto de aquecedores, um termopar e hastes de aquecimento, conectados a um transformador de potência.
TPM:
O PMT utilizado é o PMT de 11 dínodos de 29 mm, de baixa corrente escura, fabricado pela ET Enterprises. Corrente escura a 20 °C = 0,2 nA. Tensão máxima entre cátodo e ânodo = 2000 V.
Arranjo de aquecimento:
Método de aquecimento resistivo.
Elemento de aquecimento: (Tira de aquecimento)
A tira Kanthal (72% Fe, 23% Al e 2% Cr ou Nicromo) é utilizada como elemento de aquecimento. A tira Kanthal possui uma depressão circular de 14 mm para acomodar discos e amostras de pó. Tiras planas adicionais de aquecimento podem ser fornecidas mediante solicitação.
Processo de Aquecimento: O aquecimento pode ser feito em dois modos: "MODO PROG" do Controlador de Temperatura através de um programa de computador. "MODO ISO" (modo interno) do Controlador de Temperatura, girando o botão giratório de dez voltas no painel frontal.
Sensor de temperatura:
Sensor de termopar (Cr-Al soldado por pontos à tira do aquecedor).
Alta tensão para PMT:
Uma tensão de alta tensão (0-1200 V) a 1,0 mA continuamente ajustável é gerada pelos circuitos de alta tensão. O usuário pode selecionar a tensão de alta tensão desejada no painel frontal.
Alcance automático:
A saída de corrente do fotomultiplicador é levada ao conversor de FI, para fornecer uma saída de frequência proporcional à corrente PMT. Essa ampla faixa dinâmica é obtida para plotar a intensidade TL no eixo Y.
Faixa de temperatura:
Da temperatura ambiente até 500°C, em aquecimento linear, os modos de aquecimento de platô (Um / Dois / Três) podem ser programados.
Taxas de aquecimento:
A tira de aquecimento pode ser programada para aquecer a amostra de 1°C/seg até 40°C/seg e a temperatura máxima definida (permitida) é de 500°C.
Disposição para filtros ópticos:
Um vidro absorvedor de calor e (filtro de corte de infravermelho opcional): Esta combinação permite essencialmente a entrada apenas de luz visível. Estes são fornecidos logo abaixo da JANELA PMT. Filtros adicionais, como filtros passa-banda ou filtros de densidade neutra, podem ser posicionados acima da ranhura fornecida na faixa de aquecimento no conjunto da gaveta.
Bico de descarga de nitrogênio:
A descarga de gás nitrogênio (enviada através de um tubo de borracha flexível) suprime a luminescência espúria dos efeitos de oxidação e fenômenos de combustão, sendo fornecida no lado do painel traseiro.
Dimensões da unidade integral:
25,5L x 26A x 48P em mm.
Software para leitor de pesquisa TL
O software para o leitor TL Research é avançado, fácil de usar, confiável e rico em recursos.
Principais recursos do software:
- Fornece calibração de temperatura conveniente.;
- Definição de perfil de temperatura multiplatô junto com visualização.;
- Vários perfis de temperatura podem ser salvos e recuperados conforme necessário.;
- O fator de calibração para o Reader pode ser definido.;
- Subtração de fundo.;
- A seleção da Região de Interesse (ROI) calculará automaticamente a Intensidade Integral TL para a região.;
- Os dados da curva de brilho são adquiridos e armazenados em arquivo de texto, bem como no Excel, juntamente com o registro de data e hora.;
- Os dados da curva de brilho podem ser visualizados posteriormente no aplicativo ou no Excel.;
- A sobreposição de até 10 curvas de brilho é possível. Os dados podem ser exportados para o Excel e impressos..
Aplicações:
Caracterização de fósforo TL, dosimetria médica, pesquisa de monitoramento pessoal, datação arqueológica, monitoramento de radiação ambiental, medicina, biologia, dosimetria de nêutrons, engenharia de reatores, dosimetria de fótons de alto nível com materiais TL, padronização e comparação entre dosímetros TL usados em monitoramento de pessoal, etc.
Aplicações em Radio-Oncologia:
Verificações de calibração de máquinas de terapia e estudos de intercomparação com outros centros, verificação de precisão do planejamento de tratamento usando fantomas, dosimetria específica do paciente, estudos em física de braquiterapia, em diagnósticos de raios X para determinar doses absorvidas em pacientes e em pesquisas etc.
Acessórios opcionais: Materiais A.TL e Fósforos
- (i) tl fósforo caso4: pó dy;
- (ii) discos tl caso4: discos dy com base de teflon de 13,5 mm de diâmetro x 0,8 mm de espessura.;
- (iii) lif;
- mg, chips quadrados de ti (3,2 mm x 3,2 mm x 0,9 mm);
- (iv) pinças de vácuo;
- (v) filtros de densidade neutra..
B. Forno de recozimento
Dimensões internas: 14 x 14 x 14 (polegadas)
Faixa de temperatura: até 40 °C
Indicação de temperatura: Digital
Nº de bandejas: 2 unidades
Aquecimento: Fio de nicromo de alta qualidade posicionado nas nervuras laterais e inferiores para uniformidade.
Requisitos de energia: Alimentação monofásica 220/230 VCA.
Precisão: +/- 1 °C ou superior