Saiba Mais Sobre Sistema de monitoramento de caminhões/contêineres
Dados técnicos O SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONTÊINERES/CAMINHÕES , tipo TR1030/TR1039, fabricado pela NUCLEONIX, foi projetado principalmente para detectar Contaminação Radioativa (RaC) – Radiação Gama, presente em um veículo em movimento carregado com sucata metálica de aço, produtos acabados. Portanto, este sistema é utilizado na indústria siderúrgica, em unidades de forjaria...
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Dados técnicos
O SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CONTÊINERES/CAMINHÕES , tipo TR1030/TR1039, fabricado pela NUCLEONIX, foi projetado principalmente para detectar Contaminação Radioativa (RaC) – Radiação Gama, presente em um veículo em movimento carregado com sucata metálica de aço, produtos acabados. Portanto, este sistema é utilizado na indústria siderúrgica, em unidades de forjaria e em grandes fundições para monitorar a entrada de sucata e também a saída de produtos acabados nos portões de entrada e saída, em busca de contaminação radioativa.
Este sistema também pode ser usado para detectar movimentos clandestinos de material radioativo e nuclear especial através de fronteiras, portos marítimos, aeroportos, instalações nucleares e outras instalações de alta segurança em caminhões e contêineres.
O sistema de monitoramento de contêineres/caminhões é oferecido em 2 configurações para a indústria siderúrgica.
Versão de monitoramento de caminhões – TR1030
Versão de monitoramento de contêineres/caminhões/veículos pequenos – TR1039
O sistema de detecção gama é composto essencialmente por dois detectores de cintilação de plástico de grande volume, alojados dentro de cada pilar detector. Cada detector PVT possui um volume ativo de 22.400 cc. Cada detector gama é equipado com a blindagem de chumbo necessária para minimizar o ruído de fundo e aprimorar a MDA do sistema.
O conjunto de detecção gama está alojado dentro de um pilar detector baseado em material aluminizado. Dois desses pilares detectores são colocados ao longo de cada lado da passagem por onde o veículo passará. Este monitor instalado detecta automaticamente a presença de material radioativo transportado em veículos caso este exceda os níveis predefinidos. O sistema de monitoramento faz isso medindo o nível de radiação medido enquanto o veículo ocupa a área de detecção e comparando esse nível com o nível de radiação de fundo, que é medido e atualizado enquanto a área de detecção está desocupada.
Os níveis de radiação de fundo são medidos continuamente e o ajuste automático dos limites de alarme permite manter uma taxa estatística constante de falsos alarmes durante o uso do sistema. Sensores de ocupação são usados para detectar a presença e a ausência de veículos à medida que passam pelo monitor, permitindo saber quando monitorar o fundo e quando monitorar o veículo.
A sensibilidade dos detectores depende da proximidade entre o detector e a fonte, bem como da lentidão com que passam pelos detectores. Para caminhões e veículos de grande porte, recomenda-se a instalação de colunas de detectores de grande volume, com distância máxima de 3,5 m entre elas. Além disso, devem ser instaladas barreiras nos detectores para proteger o monitor contra danos causados por veículos.
O detector precisa ser instalado em um local onde a velocidade do veículo seja controlada e reduzida. A velocidade do veículo deve ser inferior a 4 km/h e o veículo não deve parar ao passar pelo monitor.
O desempenho e a eficácia do instrumento instalado dependem fortemente de sua capacidade de medir a intensidade da radiação sobre a área de interesse da busca. Assim, com base nesse requisito, foram adotados volumes, geometria e dimensões do detector.
Indicações e exibições de alarme estão disponíveis localmente e são claramente visíveis aos agentes que controlam o ponto de inspeção e também estão disponíveis remotamente no PC de monitoramento central.
Este sistema pode ser instalado em vários pontos de entrada/saída dos veículos e pode estar sob a supervisão de um agente de segurança.
- Utiliza 2/4 de detectores de cintilação de plástico de grande volume.;
- Utiliza tecnologia SBC e FPGA de última geração na unidade de aquisição de dados.;
- Modo automático/manual de verificação de veículos suportado.;
- Projetado para atender à especificação ANSI N42.35..
(A) Seção de detecção gamma
| Tipo de detectores | Detectores PVT de alta sensibilidade acoplados ao PMT |
|---|---|
| Nº de detectores por pilar | 1 (TR1030) / 2 (TR1039) |
| Número de pilares | 2 |
| Total de detectores | 2 (TR1030) ou 4 (TR1039) |
| Volume de cada detector | 22.400 cm³ |
| Dimensões de cada detector | 2000 × 280 × 40 mm |
| Faixa de energia | 30 keV a 3 MeV |
| Blindagem | Chumbo em todos os lados, exceto na face de medição |
| Alta tensão e eletrônica frontal | Integradas em cada pilar do detector |
| Distância entre pilares | 3,5 metros |
| Altura dos pilares | 2,5 m (TR1030) / 5 m (TR1039) |
| Radiação detectada | Gama |
(B) Unidade de medição e alarme:
Esta unidade, composta por circuitos eletrônicos avançados com código incorporado, recebe dados do conjunto detector de raios gama, corrige os níveis de ruído de fundo e gera alarmes sonoros/visuais caso a contagem de eventos devido ao monitoramento do veículo exceda os níveis predefinidos. Os dados do alarme são transferidos automaticamente ao final do monitoramento para o computador central, juntamente com a fotografia do veículo, para posterior investigação pela equipe de plantão.
(C) Software de computador e configuração de PC:
O software de aquisição e controle de dados em execução no PC host com sistema operacional Windows 7 se comunicará com os componentes eletrônicos de processamento por meio de RS232.
O software é extremamente flexível, permitindo que o usuário configure facilmente as operações gerais do sistema, como ajuste dos parâmetros do detector e acesso ao banco de dados de todas as varreduras individuais do veículo.
Configuração do PC:
Apresentar configuração padrão com sistema operacional.
Especificações de desempenho e capacidade de detecção:
O sistema de monitoramento de caminhões fabricado pela Nucleonix detectará de forma confiável níveis baixíssimos de contaminação que podem estar presentes em veículos que transportam grande quantidade de sucata. A capacidade de detecção aumentará com a redução da velocidade. Detalhes serão fornecidos em estudos de caso. O sistema é calibrado para caminhões vazios de diversas marcas, formatos e tamanhos. Os dados dos caminhões carregados são comparados com os dados de calibração e os resultados são gerados. Observa-se que o sistema consegue detectar níveis de radiação abaixo dos níveis naturais de BG (sem caminhão).
Atividade Mínima Detectável:
O MDA é calculado em 1 segundo, contando o tempo a partir do qual as seguintes fontes são mantidas a 2,5 metros de distância do meio do conjunto do detector.
| Radionuclídeo (Fonte) | Atividade (MDA) |
|---|---|
| Cs-137 | 16 µCi |
| Co-60 | 4 µCi |
| Ba-133 | 23 µCi |
| Co-57 | 93 µCi |
Condições operacionais do sistema:
- Saída de contato: saída de contato livre de potencial fornecida para contaminação detectada para controle de porta;
- Fonte de alimentação: 230 V CA =/-10% Volt CA;
- Temperatura: -10°C a +50°C;
- Umidade: até 95% UR;
- Proteção Ambiental: IP-54.
Nota: Dois desses pilares detectores são instalados em ambos os lados do caminho para caminhões que transportam sucata ou contêineres com sucata.
Especificações do software:
Requisitos do sistema:
PC (configuração mínima): CPU Intel i3 ou melhor, 2 GB de RAM, HDD de 160 GB.
SO: Windows 7. (Windows Vista / XP não é compatível)
Antivírus: Norton / Quickheal / Kaspersky
Conectividade com a Internet e software Teamviewer: para solução remota de problemas Porta COM / Conversor USB-Serial: para conectar a unidade eletrônica ao PC.
Instalação:
Para instalar o software, execute TMS.bat no CD de instalação.
Clique nas opções até receber a mensagem de que a instalação foi concluída com sucesso.
Em caso de erros, faça uma captura de tela da mensagem de erro e envie por e-mail para o Suporte ao Cliente da Nucleonix.
Calibração:
Após a instalação do sistema, ele é calibrado pelo engenheiro da Nucleonix, gerando perfis para caminhões de diversos modelos, marcas, comprimentos e alturas. Os dados relacionados aos caminhões são armazenados em um arquivo de calibração. Para cada aquisição, o software TMS exibe os perfis de caminhão calibrados disponíveis e solicita que o usuário selecione o perfil. Esses dados são usados em relatórios para chegar a uma conclusão lógica sobre contaminação. Os detalhes são fornecidos no Apêndice A. A recalibração é necessária a cada 1 ano.
Após estabelecer as conexões, o número da porta COM deve ser identificado. Para isso, clique com o botão direito do mouse no ícone "Meu Computador" na Área de Trabalho. Selecione Propriedades -> Gerenciador de Dispositivos -> Portas. Você encontrará o número da porta COM. Por exemplo, se encontrar "COM3", significa que o número da porta COM é 3.
Execução do pedido:
Um software TMS separado foi projetado de forma a fornecer resultados precisos e será fornecido junto com o computador pessoal.
Critérios de geração de relatórios
Interpretação de Relatórios
Abaixo está um relatório de exemplo para um caminhão transportando sucata de aço que está contaminado. Observe a linha Status do Alarme, que mostra que os dados dos detectores D1, D2, D3, D4, 'Média de todos os detectores', 'Soma de todos os detectores' - estão contaminados. Observe a linha % Queda, que mostra que há um aumento de 3,75% nas leituras médias de todos os detectores para este caminhão. Isso novamente implica que há contaminação. Agora observe a Seção de dados do Espectro - coluna 'Soma'. Há várias leituras contínuas que cruzaram os limites estatísticos de 3 Sigma (indicados em VERMELHO), o que novamente sugere Contaminação. Observe a seção Observações Estatísticas. A linha Soma mostra que 'Pontuação Total de Eventos' e 'Pontuação de Eventos em Sequência' estão altos, o que indica contaminação. (Evento é o caso quando o valor dos dados atuais excedeu Sigma ou 2 Sigma ou 3 Sigma.
Vamos agora analisar outro relatório mostrado abaixo, que tem contaminação muito menor: Observe a linha Status do Alarme, que mostra que os dados dos detectores D1, D2, D3, D4, 'Média de todos os detectores', 'Soma de todos os detectores' - estão contaminados. Observe a linha % Queda, que mostra que há um aumento de 1,45% nas leituras médias de todos os detectores para este caminhão. Isso novamente implica que há contaminação. Agora observe a Seção de dados do Espectro - coluna 'Soma'. Há 4 leituras contínuas que cruzaram os limites estatísticos de Sigma (indicado em VERDE) e 2 Sigma (LARANJA), o que novamente sugere Contaminação. Observe a seção Observações Estatísticas. A linha Soma mostra que 'Pontuação Total de Eventos' e 'Pontuação de Eventos em Sequência' estão altos, o que indica contaminação. (Evento é o caso quando o valor dos dados atuais excedeu Sigma ou 2 Sigma ou 3 Sigma).
Menu de Ajuda
Ao clicar neste comando, este arquivo será aberto. Caso haja alguma atualização do software, peça à Nucleonix a versão mais recente do "Manual do Usuário do Software TMS". Copie-o para a mesma pasta do aplicativo TMS.
Manutenção e Suporte ao Cliente
Verificações funcionais periódicas do sistema devem ser realizadas com a fonte de verificação o mais frequentemente possível, conforme o procedimento fornecido no Apêndice B. Isso pode ser feito por funcionários treinados do Cliente. Além disso, o PC deve ser mantido livre de vírus e alimentado por UPS.
A calibração deve ser realizada a cada 1 ano. Você pode entrar em contato conosco 1 mês antes do término do 1 ano. O Cliente deve firmar um Contrato de Manutenção Anual após o término da Garantia. Isso lhe dará direito a verificações de manutenção preventiva, atualizações de software, recalibração, etc.