Introdução aos monitores de radiação para a indústria

Saiba Mais Sobre Introdução aos monitores de radiação para a indústria

Dados técnicos Introdução e aplicações de monitores de radiação na indústria Os monitores de radiação são amplamente utilizados pela indústria, para várias aplicações (principalmente para monitorar níveis de radiação de um ângulo de segurança), que podem incluir plantas de irradiação, medidores de nível nucleônico, analisadores de correias cruzadas usando a técnica PGNAA,...

Dados técnicos

Introdução e aplicações de monitores de radiação na indústria

Os monitores de radiação são amplamente utilizados pela indústria, para várias aplicações (principalmente para monitorar níveis de radiação de um ângulo de segurança), que podem incluir plantas de irradiação, medidores de nível nucleônico, analisadores de correias cruzadas usando a técnica PGNAA, radiografia industrial, perfilagem de poços de nêutrons e gama pela indústria de petróleo e gás, câmaras de irradiação gama/irradiador de sangue, medidores de espessura beta, dispositivos de medição de cinzas de carvão, etc.

Para todos esses casos, a Nucleonix oferece instrumentos de proteção radiológica, que são exigidos do ponto de vista da segurança radiológica e são obrigatórios conforme a regulamentação (AERB). Esses monitores de radiação incluem medidores de radiação gama, monitores de contaminação, monitores gama de área, medidores de radiação de nêutrons e monitores de área, etc.

1) Usinas de irradiação: A Nucleonix pode oferecer instrumentação

completa de monitoramento de radiação para produtos alimentícios/médicos. Usinas de irradiação. Esses produtos incluem medidores de levantamento de radiação, monitores gama de área de alcance baixo e alto, software de rede para conectar todos os AGMs para monitoramento centralizado, leitor de pesquisa TL para medir a dose entregue às remessas em caixas compactadas.

A irradiação de produtos alimentícios é o processo de exposição de alimentos e embalagens de alimentos à radiação ionizante. A radiação ionizante, como a de raios gama, raios X ou feixes de elétrons, é a energia que pode ser transmitida sem contato direto com a fonte de energia (radiação), capaz de liberar elétrons de suas ligações atômicas (ionização) no alimento alvo. [1] [2] A radiação pode ser emitida por uma substância radioativa ou gerada eletricamente. Este tratamento é usado para melhorar a segurança alimentar, estendendo a vida útil do produto (conservação), reduzindo o risco de doenças transmitidas por alimentos, retardando ou eliminando a germinação ou o amadurecimento, por meio da esterilização de alimentos e como meio de controle de insetos e pragas invasoras. [3] A irradiação de alimentos estende principalmente a vida útil dos alimentos irradiados, destruindo efetivamente os organismos responsáveis pela deterioração e doenças transmitidas por alimentos e inibindo a germinação. Da mesma forma, produtos médicos também podem ser esterilizados em embalagens cartonadas.

Irradiação de produtos médicos: A esterilização por radiação gama é um processo industrial bem estabelecido na Índia. É uma técnica muito eficiente e conveniente para atingir um alto nível de esterilidade em suprimentos médicos. Produtos médicos hermeticamente fechados em caixas de papelão ou caixas de alumínio são geralmente expostos a uma dose mínima de 25 quiloGray. A exposição de produtos médicos, fabricados de acordo com as Boas Práticas de Fabricação (BPF), a uma dose mínima de radiação de 25 kGy garante um nível de garantia de esterilidade (SAL) da ordem de 10-6. Essa dose proporciona um fator de segurança extremamente alto, mesmo quando o produto apresenta baixa contagem microbiana inicial.

A lista dos produtos abrangidos pelas Regras da Lei de Medicamentos e Cosméticos de 1945 e liberados pela Food and Drug Administration, Maharashtra, para esterilização de rotina para uso no país e para fins de exportação é a seguinte:

Produtos de algodão absorvente e gaze absorvente

  • 1. Ataduras – crepe, crepe de algodão, gaze.;
  • 2. Algodão – cotonetes, compressas, cotonetes.;
  • 3. Curativos – curativos para os dedos, curativos de primeiro campo, curativos de gaze parafinada, curativos em concha Kits – Maternidade/Dai, Cirurgia Menor, Vasectomia.;
  • 4. Suturas: com ou sem agulhas (absorvíveis/não absorvíveis) – categute, linho, poliéster e seda;
  • 5. Dispositivos médicos hemostáticos: Esponja de gelatina absorvível, conjuntos de perfusão, seringas e agulhas hipodérmicas, dispositivos contraceptivos intrauterinos (DIU).;
  • 6. Produtos farmacêuticos, pós e outros: Debrisan, pó de sulfato de neomicina, pó para calor espinhoso (contendo ácido bórico e salicílico), tiras de fluoresceína sódica, comprimidos de Catalina..

Pomadas Oftálmicas à Base de Parafina

  • 1. Em tubos de alumínio dobráveis: sulfato de atropina, cloranfenicol, clortetraciclina, sulfato de gentamicina, neosporina (sulfato de neomicina, polimixina e bacitracina), tetraciclina.;
  • 2. Em cápsula de gelatina mole: cloranfenicol.;
  • 3. Pomadas para a pele à base de polietilenoglicol: sulfato de neomicina, acetato de hidrocortisona, alfa quimotripsina.;
  • 4. Cosméticos: cílios artificiais, lápis de sobrancelha, pó facial, kajal, batom, cosméticos: cílios artificiais, lápis de sobrancelha, pó facial, kajal, batom, talco.;
  • 5. Produtos veterinários: cloreto e sulfato de quinupramina..

Produtos e matérias-primas ayurvédicas

1. Produtos especiais (principalmente para exportação): extrato seco de beladona, pó de ergot, papaína, serpentina de Rauwolfia

2) Uso de analisadores PNGAA de correia cruzada em plantas de processamento de cimento, carvão e minerais: Os analisadores PNGAA de correia cruzada utilizam fonte de nêutrons, portanto, é obrigatório ter um medidor de levantamento de nêutrons ou monitor de área de nêutrons como instrumento de saúde e segurança, conforme o regulador (AERB na Índia). A Nucleonix Systems oferece ambos os medidores para os três setores mencionados, ou seja, carvão, cimento e processamento de minerais, utilizando analisadores de correia cruzada.

Analisadores de correias cruzadas, utilizando PGNNA, detectam a presença e medem a quantidade de elementos em materiais a granel à medida que são transportados em uma correia transportadora. Dados contínuos e em tempo real sobre a composição elementar do material são enviados dos analisadores para o CLP da planta, onde são utilizados para o controle do processo.

Cimento, Carvão, Minerais: As minas de carvão devem atender a uma variedade de especificações do cliente para diferentes qualidades de carvão. O Analisador Elemental Cross Belt fornece análise de qualidade em tempo real de fluxos críticos do processo para facilitar a triagem, a mistura e o controle de diluição fora da camada. O Multi-gama (combinação de Analisadores de Cinzas e Umidade) é usado para acessar o teor de cinzas no carvão, o que é muito importante para determinar a qualidade do carvão. É obrigatório ter um medidor de Radiação Gama para este fim, por questões de segurança e para atender aos requisitos dos Reguladores (AERB).

Analisador PGNAA de correia cruzada para minerais: O analisador PGNAA de correia cruzada para minerais mede continuamente a concentração de elementos químicos individuais de interesse em minérios, misturas de minérios, sinters e concentrados.

Uma ampla gama de aplicações em minerais inclui: Monitoramento de fluxos de ROM, incluindo peneiramento; Gerenciamento de CQ em pátios de estocagem, incluindo classificação e mistura; Otimização em locais-chave de qualidade em plantas de processamento de minerais; Controle de qualidade na produção de metais, por exemplo, processo de sinterização em alto-forno; Classificação de produtos em terminais de granéis e descargas de navios.

3. Radiografia:

A radiografia é um método de ensaio não destrutivo que utiliza energia eletromagnética (radiação) de raios X ou raios gama; detecta descontinuidades superficiais e internas. Radiografias são imagens negativas bidimensionais (projeções) de objetos em filmes/placas sensíveis à radiação.

Cobalto 60 e Irídio 192 são as fontes de raios gama industriais mais comumente utilizadas. O limite de espessura prático para radiografia gama em aço carbono é de aproximadamente 6,3 cm para Irídio 192 e 23 cm para Cobalto 60. A radiografia gama com Se-75 é usada para inspecionar soldas de topo de paredes finas e pequeno diâmetro. O Se-75 é excelente para canteiros de obras congestionados, pois requer áreas restritas muito menores. O Se-75 tem um limite de espessura prático para aço de aproximadamente 1,9 cm.

Em inspeções radiográficas, soldas de vasos de pressão e tubulações como fabricados podem ser realizadas rotineiramente em oficinas de fabricação e em plantas industriais. Imagens de sombra radiográficas também auxiliam na inspeção de tubulações, vasos de pressão e válvulas de processo quanto a perdas metálicas. O medidor de radiação gama é obrigatório para todos esses radiologistas, considerando o ângulo de segurança contra radiação, conforme as diretrizes dos órgãos reguladores.

4. Perfilagem de poços de petróleo e gás - Perfilagem de nêutrons:

Empresas de perfuração e exploração de petróleo para perfilagem de poços de gás gama.

5. Monitores de radiação (Gama) – obrigatórios como instrumento de saúde e segurança nas seguintes aplicações - instalações/campos.

  • 1) Câmaras de irradiação gama/irradiadores de sangue;
  • 2) Radiografia IR192, co-60;
  • 3) Medidores nucleônicos.

6. Monitores digitais de contaminação (Beta-Gama) - obrigatórios como instrumento de saúde e segurança nas seguintes aplicações:

instalações/campos. Controle e medição de espessura: Fábricas de papel, filmes plásticos e outras indústrias similares onde a medição de espessura é feita com dispositivos/medidores Beta.

WhatsApp Ometto Equipamentos
Ometto Equipamentos www.omettoequipamentos.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×
Atendimento Virtual