Saiba Mais Sobre Analisador de Contaminação Radioativa (Sistema Bq/gm) [ RA1006 ]
Dados técnicos Analisador de Contaminação Radioativa (RaC) RA1006: O RA1006 é um instrumento de laboratório que mede a Contaminação Radioativa (RaC) em peças metálicas como aço, latão, alumínio, cobre e peças fundidas. Também é altamente recomendado para os departamentos de controle de qualidade das indústrias siderúrgica, metalúrgica (aço, latão, alumínio, cobre) e...
Descrição
Dados técnicos
Analisador de Contaminação Radioativa (RaC) RA1006: O RA1006 é um instrumento de laboratório que mede a Contaminação Radioativa (RaC) em peças metálicas como aço, latão, alumínio, cobre e peças fundidas.
Também é altamente recomendado para os departamentos de controle de qualidade das indústrias siderúrgica, metalúrgica (aço, latão, alumínio, cobre) e de fundição/fundição, medirem o RaC em seus componentes/produtos. O sistema mede o RaC em Bq/g. A maioria dos medidores portáteis não consegue medir a contaminação em Bq/g. Além disso, medidores portáteis podem não detectar níveis muito baixos de contaminação, inferiores a 0,1 Bq/g, a menos que sejam medidos e interpretados com cuidado. Considerando que a medição do RaC por este sistema é um método infalível.
Este é um equipamento extremamente sensível, projetado para registrar espectros gama da amostra em estudo. Consiste em um detector de cintilação de NaI de 7,6 cm x 7,6 cm (3" x 3") com pré-amplificador, sistema analisador multicanal com amplificador linear de alta tensão. O detector é revestido por uma blindagem de chumbo de 50/60 mm para reduzir o ruído de fundo. Este sistema pode detectar contaminação específica de nuclídeos em qualquer amostra de aço/liga/fundição e também quantificá-la em Bq/Kg ou Bq/gm, etc.
A configuração do sistema consiste em MINBIN com fonte de alimentação (MB403), amplificador linear (LA520), alta tensão (HV501) 8K MCA, de cintilação de 3”x3” com blindagem de chumbo de 50/60 mm, sistema de computador pessoal, software para aquisição de dados isotópicos e software de geração de relatórios de contaminação.
Este sistema fornece detalhes isotópicos, além da quantificação da contaminação radioativa presente em amostras de aço. O sistema possui diversos recursos avançados de processamento e análise de dados, incluindo aquisição de espectro, impressão, plotagem, seleção de ROI, expansão de escala vertical e horizontal, etc. O software é muito fácil de usar.
- O sistema é útil para medir RaC em amostras de metal.;
- Altamente recomendado para indústrias de reciclagem de aço de médio/grande porte com fornos de fundição.;
- O sistema identificará o tipo de nuclídeo na amostra e também quantificará a contaminação em Bq/g.;
- O sistema usa um detector de cintilação NaI de 3” x 3” para análise de espectros gama.;
- Resolução de canal 1K/4K/8K.;
- O cartão MCA usa interface USB.;
- Foi fornecida uma proteção de chumbo adequada de 50/60 mm para cobrir o detector e a amostra.;
- Os sistemas geram relatórios de análise de RaC e fornecem resultados em Bq/g..
Especificações
Minibin e fonte de alimentação MB 403:
Mini lixeira:
Acomoda SEIS / OITO módulos de bit único ou uma combinação de múltiplas larguras com conectores Amphenol. O Minibin foi projetado principalmente com o objetivo de conservar o espaço na bancada e obter uma economia significativa no custo dos sistemas baseados em Minibin. A fiação em barramento é fornecida aos conectores de energia para distribuir +/- 12 V e +/- 24 V. Um painel de controle com interruptor liga/desliga e tomadas de teste de baixa tensão é fornecido na extremidade direita do compartimento.
| Dimensões | 11,75″ (largura) × 11,00″ (profundidade até os conectores) × 8,75″ (altura) |
|---|---|
| Fonte de Energia | Módulo de dois bits e meio tipo caixa instalado na parte traseira, gera tensões CC altamente reguladas |
| Entrada | 230 V ± 10% CA, 50 Hz |
| Saídas CC | +12 V a 1,5 A -12 V a 1,5 A +24 V a 0,75 A -24 V a 0,75 A Potência total: 72 watts |
| Regulação | Melhor que ± 0,1% |
| Ruído e Ondulação | Menos de 3 mV |
| Estabilidade | ± 0,5% após 24 horas de aquecimento com temperatura de linha, carga e ambiente constantes |
Unidade de alta tensão (HV 502):
- a. Tensão de saída variável continuamente de 0 V a 1500 volts.;
- b. Corrente de saída (máx.) 1 mA.;
- c. Regulagens de carga e linha: melhor que 0,005% da escala completa.;
- d. Proteções indefinidas contra sobrecarga e curto-circuito e autorrecuperação.;
- e. Ondulação de saída menor que 20 mV. f. Dimensões: módulo de um / dois bits..
Amplificador linear (LA 520):
- a. Polaridade de entrada: Positiva ou negativa.;
- b. Ganho total (típico): 1000 (aprox.).;
- c. Saída (unipolar): 0 a 8 V.;
- d. Saída máx. (unipolar): 12 V.;
- e. Dimensões: Módulo de dois bits..
Escudo de chumbo:
Esta blindagem de chumbo foi projetada para proteger detectores de cintilação de NaI de 3"x3" da marca NUCLEONIX. O LS250 é composto por anéis interligados com placas inferior e superior. O anel inferior possui uma pequena abertura para que os cabos da base do pré-amplificador do detector de cintilação possam ser removidos para conexão ao sistema de contagem do espectrômetro de raios gama. O interior da blindagem de chumbo é revestido com alumínio para minimizar a dispersão. Com espessura de 50/60 mm, acomoda um detector de cintilação de 3", incluindo uma amostra de tamanho total de 3".
Analisador multicanal (8k MCA):
O Analisador Multicanal (MCA) é uma parte importante do sistema de espectroscopia nuclear. O principal requisito do MCA é a análise da altura do pulso nuclear em espectroscopia de energia. O USB-MCA apresentado aqui incorpora tecnologias de ponta como FPGA, interface de barramento USB e eletrônica analógica de precisão para atender aos rigorosos requisitos de sistema em espectroscopia de pulso nuclear. A resolução suportada pelo USB-MCA varia de 256 canais a 8K canais selecionáveis via software, tornando-o adequado para todas as aplicações de espectroscopia, desde sistemas de baixa resolução (por exemplo, NaI-PMT) até sistemas de alta resolução (por exemplo, HP-Ge). A interface de barramento USB do MCA oferece excelente conectividade com a maioria dos novos PCs e laptops. O software aplicativo PHAST fornecido com o USB-MCA integra-se perfeitamente ao hardware, apresentando uma gama de funções padrão necessárias para análise e aquisição.
Especificações:
Recursos de hardware:
- Resolução MCA: canais 256, 512, 1K, 2K, 4K e 8K.;
- Memória Spectrum: SRAM de porta única de 128 K bytes.;
- Contagens máximas/canal: 31 bits (contagens de 2 Giga).;
- Tempo de processamento de pulso: 7 us, incluindo tempo de conversão ADC de 5 us.;
- Rejeição de pilha: entrada TTL alta ativa do amplificador de espectroscopia;
- DNL: + 1% para resolução de 1K;
- INL: + 0,05% FS para resolução 1K.;
- Entrada MCA: canal único, 0 a +10 volts;
- Requisitos de energia: 5 V, ~ 500 mA diretamente via cabo USB (não requer fonte de alimentação externa).
Recursos do software:
Os recursos importantes do software incluem * exibição do espectro em duas janelas * seleção de marcadores (dois) para detecção de ROI e agrupamento dos picos de interesse, seleção de múltiplas ROIs, exclusão de ROIs etc.
Manuseio de arquivos: envolve armazenamento e carregamento do espectro completo.
Imprimir:Salvar: relatório de pico, relatório de atividade, relatório de ROI
Aquisição: Com opção de pausa
Apagar: Apagar espectro da memória
Análise de espectro: encontrar pico, calibração de forma, calibração de energia, calibração aproximada, calibração de eficiência, cálculo de atividade, etc.
Suavização de espectro: foram fornecidas funções de suavização de 3, 5, 7, 9 e 11 pontos.
Opção de ROI fornecida: Inserir e Excluir
Escala: O eixo X pode ser escolhido como número do canal (ou eixo de energia (em Kev) e o eixo Y tem alcance de 256 a 64M em passos binários com opção de escala automática. A escala Y pode ser linear ou logarítmica (LD, ULD) e a linha de base é selecionável na biblioteca de isótopos integrada para seleção e correspondência de isótopos.