Saiba Mais Sobre Análise de polpa
- Categoria: Aplicações por Indústrias
Como é realizada a análise da polpa? A celulose é uma mistura de partículas sólidas em um líquido. É um sistema fino e heterogêneo. Com base no tamanho das partículas, é possível distinguir os seguintes tipos de suspensão: Shlamov; Soluções coloidais; Suspensões ásperas; Suspensões finas.. Se a densidade da polpa e o tamanho das partículas em suspensão...
Descrição
Como é realizada a análise da polpa?
A celulose é uma mistura de partículas sólidas em um líquido. É um sistema fino e heterogêneo.
Com base no tamanho das partículas, é possível distinguir os seguintes tipos de suspensão:
- Shlamov;
- Soluções coloidais;
- Suspensões ásperas;
- Suspensões finas..
Se a densidade da polpa e o tamanho das partículas em suspensão aumentam, os elementos sólidos começam a se sedimentar a uma taxa menor. Ao mesmo tempo, a viscosidade da própria mistura aumenta. A suspensão possui propriedades abrasivas. Sob a pressão das partículas sólidas, a camada superficial da tubulação se desgasta. A abrasividade da polpa é afetada pela concentração de elementos sólidos. O quartzo desempenha um papel fundamental.
Para controlar o beneficiamento do minério, é importante monitorar a densidade da polpa e sua composição.
Se o objetivo é aumentar a produtividade em plantas que operam na indústria de mineração (extração e processamento), uma excelente solução seria implementar sistemas automatizados de controle de processos. O procedimento pode ser automatizado usando equipamentos analíticos apropriados. É isso que torna possível obter informações quase contínuas sobre os elementos que compõem um produto tecnológico. A desvantagem da análise química é que ela não pode ser usada para controlar rapidamente o processo de produção. Nesse sentido, há a necessidade de utilizar sistemas automatizados de controle que possibilitem o controle rápido do enriquecimento do minério.
Para controlar a composição da polpa e sua densidade, é necessário utilizar equipamentos adequados. Trata-se do analisador ARP-1Ts/2Ts, desenvolvido pela Tekhnoanalitpribor LLC. O dispositivo utiliza um método de análise por fluorescência de raios X e permite que o procedimento seja realizado em fluxo.

Uma das funções do equipamento é o registro da radiação característica calculada durante a análise de materiais de origem na tubulação de polpa de tanques de fluxo contínuo. Os resultados obtidos contribuem para o aumento da eficiência da produção. As informações obtidas durante o uso do analisador contribuem para o aprimoramento das técnicas de análise e do desempenho do equipamento.
A realização da análise da polpa no ponto de controle, ou seja, sem entrega de amostras, é benéfica em termos das oportunidades que se abrem na empresa durante o gerenciamento do processo de enriquecimento:
- A capacidade de instalar o dispositivo em novos locais sem problemas, em particular sem linhas pneumáticas, cuja instalação está associada a grandes despesas financeiras;
- Não há necessidade de encontrar instalações adicionais — a análise é realizada diretamente na fábrica;
- Capacidade de buscar pontos de controle e experimentos ideais;
- Confiabilidade alcançada através da operação independente de sensores.
Se um dos sensores parar de funcionar, isso não afetará a análise nos pontos de controle restantes.